O modelo socioeconômico cooperativista prevê a deliberação conjunta de toda decisão que vá impactar a vida dos associados. É na Assembleia Geral, o órgão supremo de um modelo cooperativista, que são tomadas essas decisões estratégicas que norteiam o futuro da cooperativa. Ocorre, ordinariamente, uma vez ao ano, e extraordinariamente sempre que necessário. A convocação acontece por meio de edital, e as deliberações vinculam todos os associados, mesmos os discordantes e os ausentes. 

Este ano ocorreram os dois modelos assembleares, A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária aconteceu no dia 27 de julho, por meio do aplicativo Sicoob Moob. Confira quais foram as decisões tomadas:

Pontos de votação da Assembleia Geral Ordinária: 

1. Prestação de contas do exercício de 2019, compreendendo o Relatório da Gestão, Balanço, Demonstrativo da Conta de Sobras ou Perdas, Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal;

- Foi aprovada por 100% dos associados a prestação de contas do exercício de 2019. 

2. Aprovação da fórmula de cálculo de distribuição das sobras;

- Com 98% de aprovação dos associados, foi aceita a seguinte fórmula de cálculo de distribuição de sobras proposta pelo Conselho de Administração: 60% para Operações de Crédito, 20% para depósito à vista e 20% para depósito a prazo.

3. Destinação das sobras apuradas;

- Aproximadamente 75% dos associados aprovaram a proposta do Conselho de Administração de integralizar o resultado ao capital social dos associados.

4. Eleição dos membros do Conselho de Administração;

- Foi aprovada com unanimidade a eleição da Chapa Única do Conselho de Administração com mandato de 2020 a 2024. 

5. Fixação do valor dos honorários e gratificações do Presidente e das cédulas de presença dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal; 

- Foi aprovada com 98% dos votos a aplicação em 2020 dos valores de 2019 das cédulas de presença do Conad e do Confis e dos honorários da Presidente.  

6. Fixação do valor global para pagamento dos honorários e gratificações dos membros da Diretoria Executiva;

- Foi aprovada com 98% dos votos a aplicação em 2020 dos valores de honorários dos membros da Diretoria Executiva de 2019.  

Ponto de votação da Assembleia Geral Extraordinária: 

7. Reforma do Estatuto Social.

- Foi aprovada por aproximadamente 97% dos associados a reforma do Estatuto Social compreendendo os seguintes pontos:

- Nome: COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB CREDCOOP LTDA;

- Endereço Sede: Avenida Presidente Vargas, n°. 67, Alto Maron, Vitória da Conquista/BA – CEP: 45.005-036;

- Área de Ação: inclusão de estudantes universitários;

- Fundo de Reserva para 40%;

- Fundo de Expansão para 10%;

- As reuniões dos órgãos de administração e fiscalização, as Assembleias Gerais e demais reuniões da Cooperativa, poderão ser realizadas de forma semipresencial ou digital;

- Os documentos necessários à associação e ao relacionamento dos associados com a Cooperativa poderão ser digitais.


Ficou com alguma dúvida ou deseja ter algum esclarecimento? Entre em contato conosco. 

Agência 00 - Praça Joaquim Correia, 55, Centro (no pátio da Prefeitura Municipal). Telefone: (77) 2101-3420; Agência 02 - Avenida Presidente Vargas, 67, praça Gerson Sales, Alto Maron. Telefone: (77) 2101-3402 e Agência 03 - Módulo da Secretaria Geral de Cursos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, 1º andar. Telefone: (77) 2101-3403. Instagram: @sicoobcredcoop.